sexta-feira, setembro 16, 2011

Protestos na escola EB1 de Vila Nova



"Os pais de 36 alunos da EB1 de Vila Nova, na freguesia de Sande, continuam em protesto devido ao encerramento da escola e transferência dos alunos para o centro escolar de Sande.

No passado dia 14, os pais manifestaram a sua revolta face à decisão da DREN e da Carta Educativa Municipal, afirmando não deixar sair os alunos da escola onde foram matriculados. Na altura a Vereadora da Educação da Câmara do Marco esteve no local, tentando explicar aos pais que a transferência era inevitável, dada a existência de um centro escolar.

Não satisfeitos com as explicações, os pais reuniram ontem, dia 15 com a autarquia marcoense, vereadora e um responsável da DREN. Segundo Manuel Couto, encarregado de educação, “a reunião não foi inconclusiva”. “Pensamos que iam resolver o problema e nada. Acho que no conjunto de vantagens, a EB1 de Vila Nova reúne mais do que o centro escolar e, a ter de sair, queremos tudo a que temos direito”, referiu.

A preocupação dos pais assenta sobretudo no transporte dos filhos para o centro escolar. Algumas crianças estão a mais de cinco quilómetros do centro escolar, que têm de ser feitos por uma estrada sem passeios. Facto que na altura do primeiro protesto foi minimizado pela Vereadora, que disse aos pais que “todos os alunos a mais de três quilómetros do centro escolar teriam direito a transporte gratuito”.

O certo é que os alunos continuam a dirigir-se para a escola EB1 de Vila Nova, dentro de horário que lhes foi atribuído, mas as portas da escola continuam encerradas e os alunos estão neste momento a perder as primeiras aulas do ano lectivo."


in Jornal a Verdade


Sem comentários: